51 3231-7495 e 51 3225-8837 - R. José de Alencar, 181 / 2.andar • Porto Alegre/RS

Especialidades do Cintro

Conheça os benefícios que cada especialista pode oferecer para garantir o melhor suporte ao seu tratamento.

Cirurgia Geral e Bariátrica

Na consulta pre-operatória cirúrgica os pacientes deverão ser  minuciosamente avaliados quanto a historia da obesidade, suas doenças associadas e suas tentativas de emagrecimento.
A historia familiar  de doenças, internações e sintomas são dados importantes.
O índice de massa corporal(IMC) quantifica de uma forma matemática o acúmulo do excesso de gordura  presente no corpo do paciente e sua classificação.
As maneiras de tratamento são então  discutidas no sentido de oferecermos o melhor e mais adequado tratamento da obesidade.

Endocrinologia

O médico endocrinologista tem o papel de avaliar o paciente no pré operatório do ponto de vista clínico e no pôs operatório monitorar as mudanças clínicas e metabólicas .
Na fase inicial quando o paciente ingressa no processo pre operatório  é feita uma investigação profunda do estado de saúde do paciente , através de exames laboratoriais e de imagens , avaliando o risco e benefício cirúrgico e sugerindo ao cirurgião qual a melhor técnica cirúrgica para cada paciente !
No pôs operatório o monitoramento engloba a verificação do estado metabólico e nutricional , controle de vitaminas e sais minerais . Também a adequação de medicações nesta nova fase , redução de remédios para hipertensão ou diabetes por exemplo !

Psiquiatria

A avaliação psiquiátrica faz parte do protocolo assistencial pre-cirúrgico para cirurgia bariátrica. Ela tem o propósito de verificar a motivação do paciente, expectativas em relação às mudanças, bem como o grau de entendimento e informação acerca do procedimento.
Regularmente ela é realizada em 3 encontros, porém pode ser estendida dependendo da necessidade do paciente.
O protocolo ainda inclui 3 consultas no pós- operatório, nas quais serão definidas o seguimento apropriado, tal como psicoterapia ou acompanhamento mensal.
Transtornos depressivos, ansiosos, compulsivos e abuso de substâncias psicoativas são comuns em pacientes com obesidade e devem ser tratados antes e concomitantemente ao tratamento cirúrgico da obesidade para obtenção de melhores resultados a longo prazo.

Nutrição

A nutricionista tem a função de avaliar o paciente no pré-operatório, classificar sua obesidade, orientar sobre as mudanças necessárias, sobre a alimentação, nutrientes, hidratação, vitaminas, sobre todos os cuidados nutricionais necessários para o emagrecimento saudável.
Um cronograma de nutrição contínuo é o melhor caminho para um bom resultado, iniciando-se desde o pré-operatório e por longo prazo, após a cirurgia. O acompanhamento longo e contínuo possibilita correções e intervenções necessárias a cada dificuldade ou demanda do paciente, bem como um bom auxilio na perda de peso e sua manutenção final.

51 3231-7495 e 51 3225-8837 - R. José de Alencar, 181 / 2.andar • Porto Alegre/RS